Licenciatura em Design

Design de Moda

Num ecossistema propício à exploração da tua criatividade e liderança, terás a oportunidade de desenvolver projetos com propósito e uma prática profissional que abraça as problemáticas da sustentabilidade e da circularidade.

A Moda conquistou um papel precursor na nossa sociedade. Na área do Design de Moda encontrarás as ferramentas para intervir nos diferentes desafios desta indústria, através da criação de produtos, serviços e sistemas. Atuando entre as regras estabelecidas pelo mercado e novas estratégias disruptivas, terás oportunidade de explorar conexões com a comunidade e expressar a tua identidade. Num compromisso entre idear e fazer, consolidado por competências críticas, técnicas manuais e processos digitais, desafiamos-te a integrar uma nova geração de profissionais de Design capazes de ativar práticas e modos de pensar alternativos, com sentido de responsabilidade social, económica e ambiental.

Perfil

Objetivos

  • Criar ambientes de aprendizagem dinâmicos, potenciando diferentes expressões de identidade e modos de atuação e estimulando o sentido crítico e a autonomia.
  • Desenvolver diferentes abordagens metodológicas, reflexivas e contextuais, introduzindo o debate sobre diferentes cenários e atores no sistema da Moda.
  • Proporcionar uma prática laboratorial de projeto assente no desenho e na materialização em atelier.
  • Cultivar uma abordagem ética e crítica, valorizando o conhecimento da história e do património e a consciência dos desafios para o futuro.
  • Promover a participação cívica e projetual atenta à sustentabilidade e às dinâmicas locais e globais.

Design de Moda

Plano de estudos

Semestre — 1
Fundamentos do Design 90 HC 8 ECTS
Design e Tecnologias 60 HC 4 ECTS
Desenho I 60 HC 4 ECTS
Design de Interação 45 HC 4 ECTS
Geometria e Projetação 45 HC 4 ECTS
Temas da Cultura Contemporânea 30 HC 3 ECTS
Teoria da Perceção 30 HC 3 ECTS
Semestre — 2
Semestre — 3
Semestre — 4
Semestre — 5
Semestre — 6
Optativas

HC — Horas de contacto · ECTS — European Credit Transfer and Accumulation System

Docentes

Um corpo docente profissional e qualificado garante a excelência.

Colaborações · Parcerias

Uma abordagem colaborativa e uma rede de parceiros dinâmicos e interventivos asseguram a promoção do pensamento crítico e tecnológico, num desafio aos limites do pensamento comum.

O Design de Moda da ESAD tem-se afirmado como uma plataforma comunicante entre o processo criativo de Design e inúmeras outras áreas que o enquadram, como a indústria, a cultura e a sociedade. Pretendemos continuar a identificar novas oportunidades de projetos e iniciativas onde as empresas se afirmam e desenvolvem relações de proximidade, como é o caso da Troficolor, Lemar, Tintex, Novoli e Valérius Têxteis. As parcerias institucionais permitem ampliar a nossa missão, explorando os pontos de confluência com entidades locais, como é o caso da Câmara Municipal de Matosinhos, da Incubadora da Fábrica de Santo Thyrso, do Museu do Design, do Portugal Fashion e do Citeve.

Enriquecendo vidas, abrindo horizontes

Erasmus+

O Erasmus+, financiado pela Comissão Europeia, é o programa emblemático da UE para a educação, a formação, a juventude e o desporto. Pretende impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os europeus. Isto pode envolver intercâmbios de estudantes, estágios de formação profissional ou mesmo programas de aprendizagem de adultos. O Erasmus+ incentiva também a colaboração entre organizações de toda a Europa para partilhar conhecimento e impulsionar a inovação nestes domínios.

O próximo passo

Acesso e Ingresso

Avalia as possibilidades

Bolsas de estudo

Ano letivo 2024–2025

Propina

Serviços Administrativos

Informações e contactos

Se tiver alguma dúvida sobre o processo de  candidatura, ingresso ou bolsas de estudo, não hesite em contactar-nos.

segunda a sexta, 9:00–12:00; 14:00–17:00

Licenciaturas

A mudança que gera mudanças ensina-se e aprende-se.

Ao estudar na ESAD terás a possibilidade de aprender com profissionais com uma prática sólida e usufruir dos laboratórios de ensino da Escola. Vais poder experimentar e dominar diferentes processos, ferramentas e tecnologias, quer analógicas, quer digitais. As Licenciaturas da ESAD proporcionam-te competências criativas e técnicas, promovem pensamento crítico, colaboração e autonomia. Tornam-te flexível e irreverente, inovador e responsável. Capacitam-te para oportunidades profissionais que te colocam no centro da mudança.