GRAMS of Information

A project on communication and content in the 21st Century

Daniel Garcia, Anna Riin Velner

Year
2022
·
Mentors
João Castro, João Martino, João Tiago Santos, José Bártolo, Maria João Baltazar, Margarida Azevedo, Rafael Gonçalves, Susana Fernando
·
Degree
Licenciatura em Design
·
Course
Design de Comunicação

No século XXI, vivemos numa sociedade hiperconectada e que está em constante evolução nas formas como comunica. O parque tecnológico das comunicações é gerido por um número limitado de empresas que tomam as decisões sobre como, quando e de que forma comunicamos.
No início, o objetivo era bom: comunicação entre utilizadores, um sistema que melhorasse as conexões entre pessoas de diferentes partes do mundo. Mas com o tempo e a aquisição por grandes empresas interessadas no negócio de dados e publicidade, esses sistemas de comunicação foram afetados.

GRAMS of Information é um projeto que visa analisar a forma como comunicamos. Vivemos na sociedade da informação e, através dos ecrãs, nem sempre temos consciência da quantidade de conteúdo que
digerimos diariamente. Como seria o conteúdo medido de uma forma física e tangível? Teremos consciência de toda a informação que nos rodeia todos os dias? Através dos dois principais objetos do projeto, um livro e um site, é explorada a quantidade de conteúdo e outras informações, tais como algoritmos, feeds infinitos ou recolha de dados dos utilizadores.

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto KYRT sob o tema “Missing Stories”, marcando o término da Licenciatura em Design — Comunicação.