AltusSensus
Alexandre Cabral Campelo, André Moreira, Leonor Pinto Félix, Mariana Guedes
- Year
- 2023 ·
- Mentors
- Inês Nepomuceno, João Martino, João Tiago Santos, José Bartolo, Margarida Azevedo, Maria João Baltazar, Miguel Salazar, Rafael Gonçalves, Susana Fernando ·
- Degree
- Licenciatura em Design ·
- Course
- Design de Comunicação
Altus Sensus é o título que dá nome ao nosso projeto final de Licenciatura em Design — Comunicação. O lema central do trabalho gira em torno da dualidade "Bloquear/Desbloquear" e foi desenvolvido a partir de um interesse comum em questionar e compreender a Realidade como conceito, mas acima de tudo, qual é a realidade que percebemos, o mundo em que vivemos, confrontando-o com outras possibilidades de o perceber: A "Realidade" que bloqueámos em nós mesmos e os outros que poderíamos desbloquear.
Mas afinal, o que é a realidade?
Num sentido mais literal, imediato e objetivo da palavra, "Realidade" é tudo o que num mundo fundamentalmente físico e material nos é acessível, é o ajuste que fazemos entre a imagem e a ideia das coisas. É tudo o que analisamos, interpretamos, vemos, ouvimos, percebemos... o que é precisamente uma consequência de algumas capacidades biológicas inerentes ao ser humano: os nossos cinco sentidos. Altus Sensus é um projeto que questiona e desafia a veracidade da «realidade», da forma como vivemos e sentimos o mundo, como consequência das capacidades sensoriais humanas que são, elas próprias, falíveis e parcialmente incapazes. O projeto centrou-se fundamentalmente no confronto entre a dualidade Bloquear/Desbloquear (os sentidos que bloqueamos em nós mesmos VS aqueles que podemos desbloquear para perceber a realidade de outra forma), a partir de uma fase que retrata as maravilhas do mundo que percebemos e outra em que, através de uma catalogação de 40 casos (30 casos reais de pessoas e 10 estudos científicos), há uma exposição de uma série de novos sentidos, mutações e amplificações sensoriais que provam que, de facto, o Homem pode perceber uma realidade diferente, completamente distorcida em relação àquela que realmente percebemos.