
Victor Mesquita, autor de diversas obras de banda desenhada, vem à ESAD falar do seu percurso de várias décadas na arte da ilustração, em simultâneo, no átrio da ESAD, está patente a exposição Victor Mesquita e a Magia da Banda Desenhada.
No final da conferência, estarão disponíveis para venda as obras Eternus 9 - Um Filho do Cosmos e Eternus 9 - A Cidade dos Espelhos, que obtiveram respectivamente os prémios de Ficção Científica e Tecnologia e o Melhor Argumento, atribuídos pelo FIBDA – Festival Internacional de Banda desenhada da Amadora.
Victor Mesquita, estreia-se em 1954 na revista de Mundo de Aventuras com Nos Caminhos do Passado. Escreve os próprios argumentos e faz banda desenhada para o Rand Daily Mail.
Ao longo da sua carreira colaborou com várias revistas e obteve vários prémios, de destacar, a Menção Honrosa na Bienal Transvaal Academy Exhibition de Joanesburgo. Em 1975, cria e dirige a revista Visão e mais tarde publica o álbum Eternus 9 - Um Filho do Cosmos, traduzido em diversas línguas. Faz o primeiro levantamento da banda desenhada portuguesa para a Histoire Mondiale de la Bande Dessinée das Edições Pierr Horay, com distribuição mundial. Publica A Ilha da Bruma na revista do semanário Expresso, em 1993, obtendo o prémio Vinheta. Em 1994 é homenageado ainda com o Prémio Mosquito para o melhor desenhador do ano e publica na revista Expresso O homem que não se chamava Hemingway, que fará parte do álbum Trilogia com Tejo ao Fundo, editado pelas Edições Asa, em 1995. Em 2008, obtém o Troféu de Honra (Prémio Carreira), atribuído pela FIBDA – Festival Internacional de Banda desenhada da Amadora.
programa
15 dezembro, 16:00
Conferência
Auditório
5 – 30 dezembro
Exposição
Átrio
https://vimeo.com/223583408
Créditos
Coordenação josé saraiva
organização esad matosinhos
evento conferência + exposição
data 5 a 30 + 15 dezembro 2016
horário 16h
local auditório + átrio