Streetwear project

Conceito de difícil definição e vago no seu entendimento, o streetwear surge como um movimento social e cultural que reflete um estado de espírito. As suas origens descendem da cena do skateboard de Nova Iorque, da música emergente dos anos 1970 e 80, nomeadamente o hip hop e o punk rock, do surf da Califórnia e das várias artes de rua como os graffities.

Atualmente, é um fenómeno global que cruza o universo das marcas de desporto, como Nike, Adidas e Puma, com as de high fashion, como a Vetements, Off-White e Raf Simons. O streetwear abrange, portanto, uma variedade de subculturas que se uniram para dar um sentido de identidade a uma geração jovem, transmitindo-lhes uma mensagem de solidariedade, resistência e sobrevivência contra todas as probabilidades. A forma como o streetwear é entendido expande-se e o desafio da sua definição também: um movimento cultural, uma expressão de um estilo ou uma forma de consumo?

Na exposição STREETWEAR PROJECT são apresentados os projetos dos alunos do 2º ano da Licenciatura em Design de Moda, no âmbito da unidade curricular de Projeto I - Moda. Os estudantes foram desafiados a analisar o segmento de streetwear e a criar uma coleção de vestuário adequada à identidade da marca de referência, lançando uma visão estratégica acerca do seu produto. A exposição foi desenvolvida pelos estudantes em trabalho de grupo através da criação de um ambiente e um desenho expositivo que valorize as peças e os conceitos criados.

A turma 2´1 escolheu a marca Vetements, mais conhecida pela sua irreverência e estratégia de colaborações com marcas improváveis, como a transportadora DHL. Inicialmente fundada pelos irmãos Gvasalia e um coletivo de designers anónimos, a marca desafia convenções da moda através de decisões arrojadas, desde o design de vestuário às localizações dos desfiles. A exposição mostra um ambiente de sala de estar invadida pelos graffities, destacando as t-shirts e o catálogo com a sessão fotográfica realizada pelos estudantes. A conta de instagram associada ao projeto apresenta parte do processo criativo, desde o conceito aos bastidores da sessão fotográfica.

A turma 2´2 propõe um ambiente de work in progress, que remete para a marca de referência Feng Chen Wang. A marca integra a nova geração de designers provenientes da China e funde elementos tradicionais chineses com a inovação tecnológica e a construção técnica. A exposição mostra as t-shirts realizadas pelos estudantes, um catálogo com os projetos e a sessão fotográfica. Todo o processo está disponível na conta de instagram e no flyer que acompanha a exposição.

A exposição inaugurou no dia 16 de junho, às 17:45, no átrio da ESAD.


https://www.flickr.com/photos/esadmatosinhos/albums/72177720309450654

Créditos

Coordenação joana teodoro

estudantes 2'1 catarina gomes, catarina azevedo, filipa silva, francisca dinis, francisca pereira, francisco campos, inês mineiro, jéssica brandão, joana oliveira, leonor ferreira, luana soares, lucas moran, madalena correia, maria soares, maria patrício, miguel moreira, milena azevedo, mónica costa, natacha gonçalves, tomás sousa, rafael torres, rosa-linde eschauzier, rúben correia

estudantes 2'2 alexandra cid, ana bastos, beatriz paulo, carolina antunes, dandara leal, daniela lopes, francisco cardoso, joana bessa, juliana santos, mafalda cabral, manuel torres, patrícia ribeiro, rafael pereira, ricardo silva, rita brandão, rita manuelito, sara moreiras, sofia roque, sofia vilaça, vitória leal, yara freitas

fotografia (editorial de moda 2´1) bárbara morais inês coelho, leonor ferreira, mariana patrício

cabelos e maquilhagem (editorial de moda 2´1) carolina vasconcelos

modelos (editorial de moda 2´1) beatriz azevedo, gustavo lopes, jennifer ferreira, joão bandeira, miami

graffities (exposição 2´1) lokefromthe_block

fotografia (editorial de moda 2´2) rita brandão

cabelos e maquilhagem (editorial de moda 2´2) alexandra cid, juliana santos, rita brandão

modelos (editorial de moda 2´2) antónio ye, beatriz cação, jana bayer, melissa carvalho

agradecimentos agradecemos à sofia meira, ao sr. castro e ao sr. carlos pela ajuda preciosa na idealização e montagem da exposição. ao fernando moreira e ana pinto pelo apoio nas sessões fotográficas. aos modelos que participaram e deram corpo às sessões fotográficas

Descobre as últimas novidades, eventos e destaques do passado na nossa dinâmica secção de actividades, que capta a essência da comunidade dinâmica.