
A ESAD abre novamente as portas à comunidade em geral e aos alunos do ensino secundário.
Exposições, mostras, workshops e aulas abertas, desenvolvidos pelos estudantes e docentes, no âmbito das Licenciaturas, Mestrados, Pós-Graduações e CTeSP dinamizam a 12.ª edição da Semana da ESAD.
Este evento pretende proporcionar, aos alunos do ensino secundário, um conjunto de experiências em ambiente universitário e visa dar a conhecer a ESAD e a sua oferta formativa nas áreas da Arte e do Design.
Inscrições aqui.
### PROGRAMA
EXPOSIÇÕES
EXPERIMENT'ALPHABET
Materialização do alfabeto latino original a partir de uma matéria-prima natural ou transformada, procurando uma relação conceptual entre estes, desenvolvido pelos estudantes do 1º ano da Licenciatura em Design de Comunicação.
Coordenação: Elias Marques | Estudantes do 1º ano da Licenciatura em Design de Comunicação
átrio
SECOND LIFE
Construção de um objeto/peça de vestuário com peso simbólico com o objetivo de sensibilizar para o consumo sustentável.
Coordenação: Helena Cordeiro | Estudantes do 2º ano da Licenciatura em Design de Moda
átrio
STOP IT
Sistemas de sentar e/ou descansar, para os espaços interiores e exteriores da ESAD, desenvolvido pelos estudantes da Licenciatura em Design de Interiores. O projeto propõe a exploração da relação entre o corpo, o objeto de sentar e/ou descansar e o espaço interior ou exterior.
Coordenação: João Cruz | Estudantes do 2º ano da Licenciatura em Design de Interiores
corredor, piso 1
MEMÓRIA E SUSTENTABILIDADE
Uma corda, ou cabo em linguagem náutica, é um feixe de fibras entrelaçados de uma maneira muito própria, que permite utilizar para a tração de cargas, a amarração e fixação de objetos ou a segurança de pessoas durante a prática de determinadas atividades. No caso presente, foi-lhe retirada a função específica de forma a eleger outros possíveis significantes, acrescentando-lhe, assim, outras valências. A imagem da corda prendeu-se sempre com a ideia das amarras presas a barcos e destroços, como que de uma memória se tratasse; a memória do cais da partida a memória da embarcação perdida, as linhas imaginárias desenhadas no mar entre dois portos ou entre eles interrompida. Quantas vezes utilizamos cordas, cabos, engrenagens para mover pedras, fragmentos de montanha? Quantas vezes as utilizamos para puxar, prender, elevar e baixar inúmeras coisas, transportando memórias, amarrando gestos de um lado para outro? Quantas vezes este pequeno conjunto de estreitos filamentos, de frágeis e em conjunto, ganha força? Quantas vezes a sua flexibilidade permite encontrar nós e laços que reforçam a sua capacidade e nos prendem mais à vida? Tantas vezes isto transforma o mundo. Sendo o mar motivo de trabalho e tendo-o como elemento de fundo e preocupação é inevitável não encontrar a presença da corda. Nesta tentativa de reinventar a história, nesta memória de um oceano sustentável estará sempre presente o simbolismo da corda como linha de comunicação e capacidade. É através da união que se faz a força.
— Carlos Marques
Coordenação: Maria Rui Vilar, Carlos Marques | Blue Design Alliance
átrio
MOSTRA DE DESIGN DE COMUNICAÇÃO
Um espaço de reflexão disciplinar que apresenta uma seleção de projetos desenvolvidos pelos estudantes nas diferentes unidades curriculares que integram o plano de estudos da Licenciatura em Design de Comunicação, nos domínios específicos do Design Gráfico, nas áreas da Identidade Visual, Ilustração, Editorial, Cartaz, Type Design, Web Design, Grafismos e Merchandising, Produção Gráfica e Embalagem.
Coordenação: Licenciatura em Design de Comunicação
salas S0.03 e S0.04
MA SHOW
Exposição de projetos desenvolvidos pelos estudantes do Mestrado em Design de Comunicação, Interiores e Produto.
— SURF POINT MATOSINHOS
Em resposta a uma proposta da Câmara de Matosinhos para a extensão da prática de surf, os estudantes do 1º ano do Mestrado em Design de Interiores da ESAD projetaram escolas de surf, com max. 40 m2 de área coberta e max. 50 m2 de área descoberta, com estrutura em madeira de pinho, para as Praias de Matosinhos e Leça da Palmeira. As maquetas e desenhos expostos traduzem uma forte consciência técnico-construtiva, um dos objetivos pedagógicos deste exercício. Dos projetos selecionados, 3 foram premiados e são passíveis de serem construídos e implementados pela Câmara Municipal de Matosinhos.
— ID PROGRESS SHOW
A 7ª edição do ID Progress Show apresenta, em formato de exposição, os projetos dos estudantes do Mestrado em Design de Produto. Com o objetivo de preparar a próxima geração de designers através da utilização de desafios do mundo real, são explorados níveis avançados de discurso criativo e capacidades técnicas para criar produtos inovadores com uma visão contextual e social. A exposição inclui vários projetos: Bem-estar do IRSAP em Casa; Robô de Ação; Cadeira Gerrit Rietveld e Torneiras de Sensores Aqua T3.
— MA SNAPSHOT
Uma seleção de projetos recentes dos estudantes do 1º ano do Mestrado em Design de Comunicação, com especial incidência no design editorial.
Coordenação: Maria Milano, Jeremy Aston, Andrew Howard | Estudantes do 1º ano dos Mestrados em Design de Interiores, Produto e Comunicação
corredor, piso 2
E-CUBO
Os elementos gráficos colocados sobre as superfícies dos objetos ordenam o espaço e alteram as constâncias perceptivas. Ao manipular o conceito de constância do objeto, que é o reconhecimento que os objetos permanecem os mesmos apesar de parecerem diferentes, desencadeamos o sentido de alerta de quem o observa, obrigando a tornar entendível a imagem que está a processar. As possibilidades combinatórias permitem criar ilusões de novas formas, de novos corpos e de novos significados. Apresentação de objetos cúbicos que expressam os valores que a escola projeta nas suas diversas dimensões e direções.
Coordenação: Margarida Azevedo, João Lemos | Estudantes da Licenciatura em Design de Comunicação
DADIETA
A presente peça, foi a forma que encontrei de armazenar os resíduos resultantes da utilização de garrafas de água que ingeri durante cerca de três anos, num processo sistemático de contagem, identificação e armazenamento, iniciado no Outono de 2010. O produto desta sistematização está patente nesta interpretação cilíndrica em vidro acrílico com 60 centímetros de diâmetro e 2,20 metros de altura. É a simulação de uma garrafa continente, um contentor para recolha e tem como conteúdo a totalidade das garrafas, numeradas e datadas que tinham deixado de ser o recipiente da água ingerida nesses três anos, comprimidas após a utilização. Esta espécie de garrafa, para além de trazer à memória os três anos referidos vem também na esteira de uma preocupação ambiental, consubstanciada num paradoxo, que é a transformação de uma lixeira, agora provavelmente contida, eleita para ser fruída uma situação artística. Não deixa de ser também um alerta para a necessidade de recolher e tratar os resíduos do nosso individual modus vivendi, numa atitude ecologicamente mais consciente, permitindo assim ajudar, neste ínfimo particular, manter o espaço ambiental de todos como um planeta limpo e habitável. A questão da reciclagem do aproveitamento dos resíduos, da eleição do desperdício como matéria prima de exploração plástica, é para mim, em termos de conceito, trabalho oficinal e inerente procura, uma preocupação e sempre que foi possível a utilizei como expressão plástica e atitude. Penso que estes pequenos e inconstantes gestos nos aproximam mais ao que somos, como viemos e para onde vamos, sempre em osmose com as forças de natureza, de uma forma singela, pó apenas. — Carlos Marques
Coordenação: Blue Design Alliance
átrio
CINEMA BATALHA: UMA EXPERIÊNCIA ESPACIAL E FOTOGRÁFICA
Exposição resultante do workshop em fotografia de interiores - Do Mal O Menos - orientado por Eduardo Nascimento, no âmbito do Mestrado em Design de Interiores. O projeto teve como objetivo sensibilizar os estudantes para um olhar seletivo do espaço e das suas expressões fotograficas. O espaço escolhido para a aplicação das noções adquiridas foi o Cinema Batalha, com visita guiada do arquiteto Alexandre Alves Costa, autor do projeto de reabilitação.
Coordenação: Maria Milano, Eduardo Nascimento | Estudantes do 2º ano da Licenciatura em Design de Interiores
corredor, piso 1
BLUE DESIGN ALLIANCE — CTeSP
Exposição e apresentação dos novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais financiados da ESAD / Blue Design Alliance.
Coordenação: Margarida Azevedo, João Lemos, Rafael Coelho
S2.01
EMBALAGEM IDEAL PARA UM PIÃO
Como embalar uma ideia genial? Desenhando uma embalagem genial. O que é uma embalagem genial? É uma embalagem que esconde, que envolve, que emociona, que perturba, que faz sonhar, que protege mas mostra, que é racional sem deixar de ser emocional, que expressa valores de modo silencioso. Num ambiente fortemente competitivo, a embalagem do produto desempenha um papel importante. A sua atratividade e poder de venda não são mais determinados unicamente pelas propriedades e singularidades do produto; muitas vezes, é o contentor o que os clientes compram. Uma embalagem para um pião tradicional de madeira e respetivo cordel. Pião é o nome de um tipo de brinquedo, geralmente de madeira e com uma ponta de ferro, que é colocado em rotação no solo, através do uso de um cordel.
Coordenação: Margarida Azevedo | Estudantes da Licenciatura em Design de Comunicação
OFICINA DE JOALHARIA
Oficina de joalharia decorada com cartazes dos alunos e demonstração da execução de trabalhos de joalharia.
Coordenação: Maria João Costa, José Luís Simão
oficina de joalharia
LARGO DA CORUJEIRA
Projeto de reformulação integral de um apartamento que se desenvolve em dois pisos, em resposta a um programa de organização espacial livre, explorando novos usos e novas formas de habitar, para três pessoas, que incluem espaços de trabalho e de lazer, tendo subjacentes as atuais exigências despertadas pela pandemia.
Coordenação: Paulo Seco, João Gomes, Rui Canela, João Cruz | Estudantes do 3º ano da Licenciatura em Design de Interiores
corredor, piso 1
REALIDADE AUMENTADA
Seleção de projetos de realidade aumentada dos estudantes da Licenciatura em Artes Digitais e Multimédia.
Coordenação: João Tiago, Diogo Coelho | Estudantes do 1º ano da Licenciatura em Artes Digitais e Multimédia
átrio
PROJECT MEANS PROCESS: VIDEO MAPPING
Instalação em video mapping que, através de composições visuais e animação, retratam inúmeros estados ao longo do processo criativo — DREAM; CONCEIVE; LEARN; QUESTION; FAIL; SWEAT; REPEAT; CELEBRATE; SHARE — explorando a relação entre os mesmos na procura de resultados inesperados. Durante a semana da ESAD, pretende-se que esta instalação seja interativa, na medida em que qualquer visitante poderá recriar e construir a sua própria composição visual e, consequentemente, a sua versão de processo criativo.
Coordenação: Tiago Campeã, Gustavo Carreiro | Estudantes do 2º ano da Licenciatura em Artes Digitais e Multimédia
sala S0.01
DESENHO II: COMPOSIÇÃO DE PLANO SATURADO
Partindo de temas diversificados, de indagações íntimas e pessoais a reflexões sobre a realidade circundante, os alunos das turmas de 2º ano de Desenho desenvolveram uma série de composições posteriormente modeladas digitalmente em formato A3.
Coordenação: José Saraiva | Estudantes das Licenciaturas em Artes Digitais e Multimédia e Design de Comunicação
corredor, piso 0
MOSTRA COLETIVA DE MODA
Através do método de mood board pretende-se mostrar as diferentes fases e metodologias que facilitam um pensamento criativo e estruturado no processo de Design de Moda. O mood board explora possibilidades de uma linguagem visual, novos pontos de vista, conhecimentos e emoções que refletem os instintos criativos e a identidade do designer de moda. A compilação de diferentes elementos e referências permite comunicar o tema, o espírito e o ambiente da pesquisa realizada.
Coordenação: Ana Duque, Ana Gonçalves, Clementina Delgado, Joana Teodoro, Luís Espinheira, Tânia Nicole | Estudantes da Licenciatura em Design de Moda
sala S1.02
FORMAS DE ILUMINAR
Design de uma forma de iluminar, que respeite as propriedades lumínicas de um ambiente escolhido, utilizando o conceito dos planos seriados e os seus princípios de variação de forma, posição e direção.
Coordenação: Pedro Freire, Emanuel Barbosa | Estudantes do 1º ano da Licenciatura em Design de Produto
corredor, piso 0
MATERIALS MATTER
Exposição dos materiais estudados ao longo do 1º semestre e de todos os comportamentos, variações e respetivas aplicações dos mesmos.
Coordenação: Soraia Marques | Estudantes do 1º ano do Mestrado em Design de Interiores
galeria
DECLÍNIO DE UM HOMEM
Animação baseada no livro de Osamu Tazai, com o mesmo título.
Coordenação: Marta Varzim | Estudantes da Licenciatura em Artes Digitais e Multimédia: Sofia Santos, Maria João Silva, Daniel Teixeira
estúdios multimédia
MOSTRAS
FREE'STYLE
Mostra livre de projetos independentes de estudantes da ESAD (Arts, Crafts, Design, etc), com processos e demonstração de soluções.
Coordenação: Elias Marques, Sérgio Correia | Estudantes: Alberto Remelhe, Ana Campos, Ana Rodrigues, Ana Silva, Anita Fumega, Bárbara Flores, Beatriz Cação, Beatriz Ferreira, Beatriz Rebelo, Beatriz Villas Boas, Catarina Saraiva, Catarina Pereira, Carla Vinha, Eduarda Nobrega, Inês Braegger, Inês Fernandes, Joana Azinhais, João Alves, Leonor Madalena, Luna Marques, Maria Gonçalvez, Nuno Santos, Rafael Dias, Sofia Santos, Tomás Sandão, Xiafeng Liu
átrio
CINEMA ESAD
Mostra de trabalhos realizados pelos estudantes da Licenciatura de Artes Digitais e Multimédia: animação, vídeo, documentário, stop publicitários, entre outros.
Coordenação: Marta Varzim, Tomé Quadros | Estudantes da Licenciatura em Artes Digitais e Multimédia
estúdio de vídeo 1
CMYK+
Mostra de resultados de impressão em serigrafia a partir de uma imagem em quadricromia. Neste exercício, realizado no âmbito da unidade curricular Produção Gráfica, exploram-se combinações entre matriz, tinta e suporte de impressão, considerando as suas propriedades e as potenciais relações entre elas.
Coordenação: Catarina Lopes, João Tiago Santos, Susana Fernando | Estudantes da Licenciatura em Design de Comunicação
oficina de serigrafia
AS CIDADES INVISÍVEIS
Paisagens sonoras inspiradas no livro As Cidades Invisíveis de Italo Calvino.
Coordenação: Eduardo Magalhães | Estudantes do 3º ano da Licenciatura em Artes Digitais e Multimédia
estúdio de fotografia analógica
GAMEDEVSTUDIO
Este projeto consiste na criação de um videojogo ao vivo, com a orientação do professor Rui Caldas e a participação dos estudantes dos 2º e 3º anos da Licenciatura em Artes Digitais e Multimédia. O processo será semelhante ao de um estúdio de produção de videojogos, incluindo a criação de todos os elementos do jogo e a sua programação. O objetivo final é a publicação do jogo no último dia da Semana da ESAD. O projeto será realizado das 9:30 às 17:30 e estará disponível para assistir ao vivo na internet. Além disso, será possível jogar o jogo em fases de desenvolvimento, através de uma máquina arcade, por quem visita o evento.
Coordenação: Rui Caldas | Estudantes do 2º e 3º ano da Licenciatura em Artes Digitais e Multimédia: Michaela Gripenstam, Raquel Gouveia, Tiago Tavares, Luís Cerdeira e Sérgio Faria
sala S1.07
CMF SENSES
Pesquisa e experimentação de CMF (Materiais de Cor e Acabamentos) como parte do processo de criação do produto. Workshop desenvolvido no âmbito da Licenciatura em Design de Produto, centrado na obtenção e criação de paisagens CMF, que podem ser adaptadas e aplicadas a várias tipologias de produtos, com base na originalidade, criatividade e sustentabilidade.
Coordenação: Jeremy Aston, Dirk Loyens, Ana Duque, Vítor Varão e Luciana Barbosa | Estudantes do 2º ano da Licenciatura em Design de Produto
sala S1.17
GERRIT RIETVELD'S RED AND BLUE CHAIR
Gerrit Rietveld desenhou a famosa cadeira vermelha e azul, que se tornou um ícone do modernismo na década de 1920. O objetivo deste projeto é desconstruir o pensamento do autor e imaginar o que poderia ser concebido no século XXI.
Coordenação: Jeremy Aston, Dirk Loyens, Luciana Barbosa, Marco Gomes e José Luís Ferreira | Estudantes da Pós-Graduação em Design de Mobiliário | Apoio: José Castro, Carlos
oficina de madeiras e metais
DIETER RAM'S FUNCTIONALIST PRODUCTS
Dieter Rams era mais conhecido pelos produtos de consumo Braun e a sua contribuição para o design tem influenciado muitos designers e marcas. O objetivo deste projeto passa por estudar os fundamentos desta abordagem de design e imaginar novos produtos para o século XXI.
Coordenação: Jeremy Aston, Luciana Barbosa, Marco Gomes e José Luís Ferreira | Estudantes do 1º ano do Mestrado em Design de Produto
sala S2.04
TEATRO NA ESAD
Os estudantes da Licenciatura em Artes Digitais e Multimédia apresentam as peças Ser… e Como Gatos no Telhado, com encenação de Tó Maia.
[7 MAR, 15:00 + 15:40]
Coordenação: Albano Lemos Pires | Estudantes da Licenciatura em Artes Digitais e Multimédia
estúdio de vídeo 1
GIORETTO GIUGIARO'S AUTO-MOBLITY
Gioretto Guigiario foi nomeado o Designer de Automóveis do século 1999 e influenciou a produção de super carros e veículos populares do quotidiano. Este projeto pretende explorar o portfólio do Guigiario e imaginar uma nova forma de mobilidade no século XXI.
Coordenação: Jeremy Aston, André A Santos, Marco Gomes and José Luís Ferreira | Estudantes da Pós-Graduação em Design de Mobilidade
oficina de madeiras e metais
WORKSHOPS
UPCYCLING
Construção de um estojo a partir da reutilização de materiais têxteis, no âmbito da temática da sustentabilidade. Este workshop pretende sublinhar a importância de estimular o aproveitamento de materiais têxteis, assim como sensibilizar os participantes para a redução do desperdício através da reutilização de peças de vestuário danificadas e do reaproveitamento de cartazes de amostras doados à ESAD. Neste workshop, os participantes terão oportunidade de construir um objeto utilitário, um estojo, através da exploração de várias técnicas de customização têxtil, tais como manipulação de materiais, técnicas de estamparia e bordados, passando também por processos básicos de corte e confeção.
Coordenação: Catarina Lopes, Clementina Delgado, Helena Cordeiro, Tânia Nicole
Inscrições abertas aos visitantes
[6 + 8 MAR]
atelier de moda
EXPERIMENTA SERIGRAFIA
Sessões demonstrativas das técnicas de impressão serigráfica sobre materiais reaproveitados, atribuindo-lhes outra funcionalidade e uma nova vida.
Coordenação: Catarina Lopes
oficina de serigrafia
EXPERIMENTA TIPOGRAFIA
Contrariamente ao que hoje entendemos como impressão, os alunos visitantes terão a oportunidade de manusear uma máquina centenária com base na técnica de impressão de caracteres móveis, onde uma simbiose entre a gravura (previamente executada em polímero) e a tipografia tradicional, permitem a experiência de impressão manual.
Coordenação: Sofia Meira, Diogo Oliveira, Lucio Magri, Rúben Dias
oficina de tipografia
RUHA — LETTER STENCIL
Explorar a forma da mensagem, a partir do potencial multi-estilístico do escantilhão RUHA e das possibilidades plásticas e estilísticas deste modelo.
Coordenação: Rúben Dias
oficina de tipografia + sala S1.05
EXPERIMENTA FOTOGRAFIA
Registo fotográficos dos grupos visitantes.
estúdio fotografia
A ESAD É AQUELA MÁQUINA!
— Workshop de Desenho com recurso a mecanismos e automatismos no registo gráfico.
[6 MAR, período da manhã] - Inscrições abertas aos visitantes
Coordenação: Emílio Remelhe
biblioteca
— Workshop de Escrita Criativa no uso de máquinas de escrever e simuladores typewriter.
[8 + 9 MAR, período da manhã] - Inscrições abertas aos visitantes
Coordenação: Emílio Remelhe
biblioteca
ESAD: OLHOS NOS OLHOS!
— Workshop de ilustração em torno de uma mostra de trabalhos dos estudantes.
[7 MAR, período da tarde] - Inscrições abertas aos visitantes
Coordenação: Emílio Remelhe
biblioteca
JÓIA EFÉMERA
Criação de uma jóia efémera, de modo a proporcionar uma experiência prática aos visitantes, que podem cortar, colar e decorar um pequeno objeto de joalharia que levarão consigo após a visita. Inscrições abertas aos visitantes
Coordenação: Maria João Costa, José Luís Simão | Estudantes do CTeSP em Joalharia
oficina de joalharia
AULAS ABERTAS
AULA DE DESENHO
Aulas de desenho temáticas, sobre figura humana, tipologia da linha, técnicas de representação ou tridimensionalidade.
Coordenação: António Mendanha, José Mário, Marta Varzim, Paulo Oliveira
sala de desenho
FOLEY ART
Este projeto consiste numa atividade de Foley, realizada pelos estudantes do 3º ano da Licenciatura em Artes Digitais e Multimédia, durante a qual os visitantes serão convidados a participar e contribuir para a criação de trilhas sonoras para um pequeno vídeo. A atividade terá lugar ao longo da semana, permitindo aos visitantes participar em todas as etapas do processo de criação dos sons e a evolução do mesmo.
Coordenação: Rui Caldas | Estudantes da Licenciatura em Artes Digitais e Multimédia
estúdio de som
ATELIER DA TÉCNICA DE BORO
Decorrente da problemática da sustentabilidade, surgem questões como a urgência de valorizar as peças de vestuário usadas, cuidando, reparando e dando-lhes um novo propósito. O atelier de BORO pretende estimular a criatividade e expandir o conhecimento prático de pontos e técnicas manuais. Boro é uma técnica japonesa de remendar, feita através da sobreposição de camadas de denim e pespontos manuais.
Coordenação: Joana Teodoro | Estudantes do 2º ano da Licenciatura em Design de Moda
[6 MAR]
sala S1.24
MATERIAIS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS
Coordenação: Vítor Varão
[7 MAR, 14:30]
sala S1.18
MATERIAIS COMO INOVAÇÃO NO PRODUTO
Coordenação: Vítor Varão
[8 MAR, 14:30]
sala S1.03
ZOURI - CALÇADO DO OCEANO
Aula aberta com Adriana Mano sobre o projeto de Impacto Social Português, premiado pelo Banco Europeu de Investimento e pelas Nações Unidas, que visa a reutilização de plástico marinho na produção de calçado sustentável. Com o objetivo principal da sensibilização ambiental e da redução do consumo, é abordada a história da marca, os desafios e oportunidades encontradas, dando destaque ao modelo de negócio assente numa lógica circular e de forte impacto social.
[8 MAR, 14:30 + 15:15]
Coordenação: Maria Rui Vilar | Blue Design Alliance
auditório
ESAD OPEN TALKS — PAUL MCNEIL
Paul McNeil é designer gráfico, escritor e educador. Em 2009, co-fundou a MuirMcNeil com Hamish Muir, um atelier de consultoria em design, centrado na exploração de métodos sistemáticos na comunicação visual. É autor do livro The Visual History of Type (2017) e foi diretor do Mestrado em Meios Tipográficos Contemporâneos no London College of Communication. Apresenta uma conferência, no âmbito das ESAD Open Talks, o ciclo de conferências do Mestrado em Design de Comunicação.
[8 MAR, 17:00]
Coordenação: Andrew Howard, Inês Melo | Mestrado em Design de Comunicação
auditório
CONCERTOS
TEACHERS KILL ARTISTS WARMUP
— MANU
[8 MAR, 16:00]
— SLÜG e AFTER DJ
[9 MAR, 17:00]
Coordenação: Elias Marques, Marta Varzim, Gabinete de Apoio ao Estudante | Colaboração: Associação de Estudantes da ESAD
jardim
O preenchimento do formulário autoriza a recolha e utilização de fotografias, imagens e vídeos captados durante a Semana da ESAD