
Petites Folies sobre o Douro é um dos projetos selecionados no âmbito da atividade satélite da Porto Design Biennale 2021. Propõe um conjunto de instalações/objetos/espaços arquitetónicos site-specific, em espaço público, reconfigurando as realidades locais e redefinindo os percursos citadinos, a partir da criação de novos pontos e enquadramentos da paisagem: Outras Paisagens.
https://youtu.be/8rnMp12oQig
https://www.flickr.com/photos/esadmatosinhos/albums/72157719475499145
agenda | JUN—JUL 2021
7–11 JUN | Workshop de Arquitetura e Design
Casa Cor de Rosa FAUP
11 JUN, 17:00 | Apresentação Intermédia e Crítica com Convidados
Casa Cor de Rosa FAUP
14–18 JUN | Workshop de Arquitetura e Design
ESAD, Matosinhos
18 JUN, 17:00 | Apresentação Final e Crítica com Convidados
ESAD, Matosinhos
21–25 JUN | Workshop de Autoconstrução | objetos 1 e 2
Largo de Santa Catarina
Plataforma FAUP
26 JUN, 17:00 | Abertura + Percurso
Largo de Santa Catarina — Plataforma FAUP, Porto
28 JUN–2 JUL
Workshop de Autoconstrução | objetos 3 e 4
Museu Romântico, Quinta da Macieirinha
Mirador do Horto das Virtudes, Porto
3 JUL, 17:00 | Abertura + Percurso
Museu Romântico, Quinta da Macieirinha — Mirador do Horto das Virtudes
5–9 JUL | Workshop de Autoconstrução | objetos 5 e 6
Passeio das Fontainhas, Porto
10 JUL, 17:00 | Abertura + Percurso
Passeio das Fontainhas — Lavadouro das Fontainhas
PERCURSOS
Coloca-se a experiência espacial em destaque, a redescoberta do corpo a partir da escala do objeto, e a descoberta da cidade a partir da construção de novos pontos aglutinadores, de atração e referência. A partir de uma lógica pedonal, estreitamente articulada com a proposta curatorial de Alastair Fuad-Luke, propõe-se um percurso arquitetónico que oferece pontos de paragem para novas descobertas, do outro e de outras paisagens: uma pausa para olhar e re-conhecer. A rede de intervenção articula espaços de escalas e naturezas distintas que partilham, como denominador comum, a oportunidade de contemplação de uma paisagem mais vasta a partir da definição de novos enquadramentos, redescobrindo novas perspetivas sobre o Douro.
A partir da ocupação inesperada de espaços institucionais – uma escola de arquitetura e um museu –, conjuntamente com sítios de elevado património humano e natural – um lavadouro comunitário e um horto real – hoje integrados no espaço público da cidade, estabelece-se um novo percurso, habitualmente oculto dos comuns trajetos diários. A rede tem nos seus extremos dois pequenos e marginais lugares – o Miradouro de Santa Catarina e o Lavadouro das Fontainhas – entremeados por espaços com tempos, vivências e atividades altamente variáveis e surpreendentes: uma área expectante da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, recatadas plataformas nas imediações do Museu Romântico da Quinta das Macieirinhas e do Passeio das Fontainhas, e um solarengo jardim no Parque da Horta das Virtudes.
A renovação destes lugares é realizada por equipas de estudantes de duas escolas de arquitetura e design, a ESAD – Escola Superior de Artes e Design e a FAUP – Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, a partir de uma cooperação estabelecida entre ambas, por iniciativa de dois dos seus docentes, Ana Neiva e João Nuno Gomes.
O projeto, integralmente assente em processos experimentais, desenvolve-se ao longo de quatro momentos: um workshop de arquitetura e design, a construção dos objetos in situ, a fruição dos objetos pela comunidade alargada, durante o período da bienal e, por fim, e a sua transformação em contributo social futuro.
A Porto Design Biennale é promovida pelos municípios do Porto e Matosinhos e organizada pela ESAD / esad–idea. A edição de 2021 tem como tema as Alter-realidades: Desenhar o Presente.
A autoconstrução tem uma tradição na ESAD: o Mestrado em Design de Interiores, coordenado por Maria Milano, organiza anualmente workshops nesta área, explorando a relação entre o projetar e o fazer, tendo em conta os princípios da sustentabilidade e da integração no meio. De destacar, ao longo destes últimos anos, os workshops Christmas Treehouse (Casa da Cultura de Paredes, 2018), @nosprimaverasound (Festival NPS Porto, 2017 e 2018), Extemporary Capsule (Trienal de Milão, 2016), Arena Selfmade (Fundação EPD Porto, 2013) ou Viewport WineBar (Mercado de Matosinhos, 2012).
— COORDENAÇÃO
João Gomes [ESAD]
Ana Neiva [FAUP]
— TUTORES
João Cruz, Paulo Seco [ESAD]
Mariana Sá, Nuno Melo e Sousa, Pablo Rebelo, Soaria Fernandes [FAUP]
— DESIGN GRÁFICO
Elias Marques, Sergio Correia [T.I.N.A]
open call | MAI 2021
Os espaços-objetos são desenvolvidos no contexto de um workshop de arquitetura e design + autoconstrução exclusivo para estudantes da ESAD – Escola Superior de Artes e Design e da FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
— inscrições até 18 de maio
formulário.
Créditos
Organização porto design biennale 2021
coordenação ana neiva (faup), joão gomes (esad)
tutores joão cruz, paulo seco (esad) / mariana sá, nuno melo e sousa, pablo rebelo, soaria fernandes (faup)
design gráfico sérgio correia, elias marques / t.i.n.a.
datas workshop de arquitetura e design + autoconstrução: open call: 7—18.05.2021
local esad + faup + espaços públicos