A Porto Design Biennale 2025, com direção executiva de Magda Seifert, arrancou a 23 de outubro, com um programa inaugural repleto de atividades. Este ano, a Biennale contou com a contribuição dos docentes Eleonora Fedi, Helena Sofia Silva, Rui Caldas e Tiago Antero e a coordenadora editorial da esad—idea Andreia Faria, em diferentes projetos que enriqueceram o programa desta 4.ª edição.
Com o objetivo de responder à pergunta “Como é que eventos de design podem transformar-se em constituições vivas que geram comuns permanentes, em vez de exposições temporárias?” (Angela Rui, Curadora Principal), os docentes e investigadores debruçaram-se sobre a temática do tempo para explorar diferentes formas de expressão artística.
Eleonora Fedi é Curadora Local, numa equipa curatorial composta por cinco. Responsável pelos projetos de codesign “Happisodes”, Eleonora promove conexões entre designers, comunidades e municípios, materializando, nas cidades do Porto e de Matosinhos, os projetos ARENA VIVA, IN SYNCHRO, HOUSE OF ECHOES, NEW DINER, POLE POLE e SERPENTINA. É docente na ESAD na Licenciatura em Design — Interiores e colabora com a esad—idea como investigadora e designer, integrando a equipa da Binenale desde a sua primeira edição em 2019.
Desde o dia um, está também Andreia Faria que assume funções como coordenadora editorial da esad—idea desde 2018. Nesta edição, foi convidada para a Curadoria Editorial, desenvolvendo a publicação PARALAXES: Histórias do Comum em colaboração com seis autoras e uma ilustradora.
O projeto do docente convidado na Licenciatura em Design — Interiores, Tiago Antero, ARENA VIVA, foi desenvolvido pelo ATA Atelier, do qual é fundador, em colaboração com o estúdio Paulo Moreira Architectures, e apresentado na noite de inauguração da exposição O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum na Casa do Design, Matosinhos. ARENA VIVA reimagina a forma da praça de acesso ao museu como um espaço físico e social: um local de encontro, um parque infantil e um centro de atividades coletivas. Este projeto afirma o desejo coletivo de transformar as nossas noções predominantes de conflito através de uma coexistência alegre e inclusiva.
IN SYNCHRO é um dos Happisodes em destaque no programa desta edição, e celebra uma colaboração entre a associação ALADI, os estudantes de Mestrado em Design—Produto e o docente Rui Caldas. Do resultado de uma série de encontros sensíveis com esta associação que acolhe pessoas com deficiência intelectual, partiu-se para a criação de dispositivos de estimulação sensorial que promovem a interligação dos corpos. Em maio de 2025, a Lexus e A+N Studio promoveram um workshop com os estudantes da ESAD e do IED Milão intitulado “Dispositivos de empatia para a exploração sensorial”. Daqui nasceram três projetos: Suzi, uma almofada respiratória; Tide Memories, um tear adaptado; e Porto-L, uma instalação audiovisual em tempo real.
O docente na Licenciatura em Artes Digitais e Multimédia, Rui Caldas, desenvolveu o último projeto, que se encontra em exposição na Estação de Metro do Campo 24 de Agosto. Esta instalação prevê um portal interativo que conecta os seus utilizadores com um outro dispositivo musical semelhante instalado na ALADI, onde os passageiros comunicam em tempo real com os utentes da associação.
A docente na Licenciatura em Design — Comunicação, Helena Sofia Silva, é curadora de uma das “constelações” do programa intitulada PRESENT CONTINUOUS, em exposição no Palacete dos Viscondes de Balsemão, do Museu do Porto. PRESENT CONTINUOUS é uma itinerância que resulta do cruzamento entre projetos apresentados na última edição da Bienal Ibero-Americana de Design (BID’24) e o tema proposto para esta edição da Porto Design Biennale — Tempo é Presente. Inventar o Comum. É uma ação desde logo protocolar, assinalando o encontro entre dois eventos que partilham preocupações e aqui desenham uma nova forma de colaboração.
A identidade gráfica desta edição foi desenvolvida por João Queirós, designer e diretor artístico na esad—idea, e alumni da ESAD na Licenciatura em Design — Comunicação.
A Porto Design Biennale é organizada pela esad—idea, Investigação em Design e Arte e promovida em colaboração com dois municípios (Porto e Matosinhos), em parceria com a ESAD — Escola Superior de Artes e Design.