
O aumento de competências específicas, relacionadas com a sustentabilidade, o impacto social e as dimensões do UX (user experience) e UI (user interface) e a crescente sistematização no desenvolvimento de competências de projeto, na sua relação com as especificidades de cada ramo (Design de Comunicação, Design de Interiores, Design de Moda, Design de Produto) impulsionaram a criação e implementação de um novo plano de estudos para a Licenciatura em Design.
Este novo plano de estudos reforça uma formação centrada no estudante e na sua autonomia, assim como a introdução de uma oferta formativa mais diversificada. Como resposta efetiva às preocupações individuais de cada estudante, verifica-se também um aumento significativo do número de unidades curriculares optativas.
No último semestre, as unidades curriculares propostas cumprem o objetivo de criar um ambiente propício a uma aprendizagem colaborativa e integradora de saberes pluridisciplinares, numa lógica de aproximação ao contexto crítico e profissional.