
http://vimeo.com/121126823
Trata-se de uma proposta de análise, construída sobre uma estrutura que se pretendeu tão completa quanto possível, da qual se espera que se possam retirar as lições de liberdade, responsabilidade e qualidade presentes na obra de José Brandão, como designer e como docente.
Para além dos itens acima referidos, o livro José Brandão, Designer — Cultura e Prática do Design Gráfico apresenta fichas descritivas e ilustradas de várias dezenas de projetos; uma fotobiografia de José Brandão, permitindo enquadrar o seu percurso pessoal; uma cronologia do design gráfico em Portugal no século XX; dezenas de depoimentos de clientes, colegas, ex-alunos, etc..
Pretende-se que este livro possa contribuir para comprovar a relevância da reflexão e da actividade de José Brandão, como designer e como professor, no contexto do design nacional e na expressão internacional dos processos da comunicação gráfica.
Esta publicação é editada pela Fundação Calouste Gulbenkian, com autoria e coordenação de Aurelindo Jaime Ceia, texto de abertura de Artur Santos Silva, prefácio de Jorge Sampaio, ensaios de José Bártolo, Mário Moura e Frederico Duarte e design gráfico de Teresa Olazabal Cabral.
Depois de lançado na Fundação Calouste Gulbenkian a 17 de dezembro de 2014, o livro é agora apresentado na ESAD, a 5 de fevereiro de 2015, por Aurelindo Jaime Ceia.
https://vimeo.com/176428176
Créditos
Organização esad matosinhos
edição fundação calouste gulbenkian
evento lançamento
data 5 fev, 15:00
local auditório
apoio niepoort