
https://vimeo.com/217672842
Na sequência das exposições Burilada — arte-factos para a sobrevivência e Almanaque — Design Gráfico Português em Revista (esta ainda patente ao público), a Casa do Design de Matosinhos inaugura a 4 de Maio, pelas 17 horas, a exposição DISCOS ORFEU (1956-1983) — IMAGENS/PALAVRAS/SONS, dando continuidade à aposta na investigação e divulgação da história do design português.
Com Curadoria de José Bártolo, diretor científico da esad—idea, Investigação em design e Arte, a exposição dá a conhecer a história desta mítica editora discográfica criada no Porto em 1956 por Arnaldo Trindade.
Iniciando a sua atividade com a edição fonográfica em disco de vinil de grandes vultos da literatura portuguesa, como Miguel Torga, José Régio, Eugénio de Andrade ou Sophia de Mello Breyner, em discos onde as capas do pintor Moreira Azevedo se destacam pela sua modernidade, a ORFEU cedo começou a afirmar uma identidade diferenciada ao nível do seu catálogo musical, inovador e diversificado justificando a divisa que durante muito tempo ostentou Disco é Cultura.
Chegando a gravar em média um disco por semana, a editora lançou novos músicos a um ritmo vertiginoso. Foi na ORFEU que Adriano Correia de Oliveira editou toda a sua obra e José Afonso gravou alguns dos seus melhores trabalhos, como Traz Outro Amigo Também (1970) ou Cantigas do Maio (1971). Os incontornáveis discos Pano-Cru (1978) e Campolide (1979) de Sérgio Godinho ou 10.000 Anos Depois entre Vénus e Marte (1978) de José Cid têm selo ORFEU, tal como discos marcantes de Fausto ou Luís Cília. Na ORFEU conviveram Titãs e Pop Five Music Incorporated com a música popular dos conjuntos Maria Albertina e António Mafra num inquestionável sinal de diversidade cultural.
A exposição estrutura-se ao longo de cinco núcleos principais: No Início era o Verbo (1956-1959); Trovas do Vento que Passa (1960-1967); Vozes da Revolução (1968-1975); Entre Vénus e Marte (1976-1979); O Fim da Aventura (1980-1983).
O trabalho de investigação coordenado por José Bártolo, em articulação com Arnaldo Trindade e Noly Trindade e a colaboração técnica de João Carlos Callixto, Carlos Paes, João Pedro Rocha e Heitor Vasconcelos, possibilitou reunir e apresentar as principais capas de discos da ORFEU e inúmero material documental (gráfico, fonográfico e vídeo), algum dele inédito. Do primeiro contrato de José Afonso com a ORFEU aos originais da arte final da capa do seu disco Coro dos Tribunais, muitos serão os documentos sobre a ORFEU que o visitante terá oportunidade de ver.
Sendo esta uma exposição da Casa do Design, merecerá uma especial atenção o lado gráfico das capas de discos (onde se destacam designers como José Santa-Bárbara, Fernando Aroso, José Brandão, José Luís Tinoco ou Alberto Lopes) e a importância dos fotógrafos onde, entre outros (Eduardo Gageiro, Álvaro João, Nick Boothman, João Paulo Sotto Mayor ou Patrick Ullmann), se destaca Fernando Aroso autor da fotografia de centenas de discos editados com o inconfundível selo ORFEU.
A par da exposição decorrerá uma programação paralela, com datas a anunciar, que juntará diversos artistas ORFEU, colecionadores e musicólogos.
A exposição é organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela esad—idea, Investigação em Design e Arte.
programa paralelo
Em Torno da Orfeu
Ciclo de conversas reunindo músicos, musicólogos e designers para uma partilha informal de memórias e conhecimento sobre a Editora ORFEU e a edição fonográfica em Portugal.
31.05
17h00 | Conversa
Arnaldo Trindade, Noly Trindade, Dario Alves, Jorge Cordeiro, Rodrigo Affreixo, Rui Vaz Pinto | moderação de José Bártolo
03.06
15H00 | Happening
Álvaro Azevedo (Vibrafone), Alfredo Barros (Desenho)
15H30 | Conversa
Arnaldo Trindade, Noly Trindade, David Ferreira, Álvaro Azevedo, Quim Barreiros, João Carlos Callixto, José Fortes | moderação de José Bártolo
Casa do Design de Matosinhos
https://www.flickr.com/photos/esadmatosinhos/albums/72157681436819121
Créditos
Organização câmara municipal de matosinhos / esad—idea, investigação em design e arte
curadoria josé bártolo
coordenação geral bárbara araújo, sara pinheiro
coordenação científica josé bártolo, joão carlos callixto, joão pedro rocha, noly trindade
direção de arte non-verbal club
design gráfico inês nepomuceno
design expositivo joão cruz, joão lemos
instalação sofia meira, susana carreiras, tomás lobo
apoio à montagem alexandre barbosa, filipe pinto, josé castro
imagem e som ana pinto, inês leal, rui caldas
web diogo vilar, hugo branco, diogo terremoto
seleção e empréstimo de obras álvaro azevedo, arnaldo trindade, carlos paes, fernando aroso, heitor vasconcelos, isabel motta, joão carlos callixto, joão pedro rocha, josé bártolo, josé brandão, leonor losa, noly trindade, pedro lima, rodrigo affreixo, sergio crivelli
agradecimentos arnaldo trindade, eduardo morais, fernando aroso, jaime fernandes, joão carlos callixto, joaquim vieira, paulo paiva, pedro serra, viriato teles
apoio esad, escola superior de artes e design / casa da arquitectura / niepoort
câmara municipal de matosinhos
presidente da câmara eduardo pinheiro
vice-presidente fernando rocha
cultura clarisse castro, maria josé rodrigues
casa do design bárbara araújo
comunicação e relações públicas jacinta batista
assessoria de imprensa jorge marmelo
esad—idea, investigação em design e arte
direção albano lemos pires, diogo vilar, joão lemos, josé bártolo, sérgio afonso
diretor executivo diogo vilar
diretor científico josé bártolo
gestão de projeto sara pinheiro
design inês nepomuceno, susana carreiras, tomás lobo
assessoria de comunicação mafalda martins
jornal da exposição
edição josé bártolo
textos arnaldo trindade, eduardo pinheiro, fausto bordalo dias, fernando rocha, joão carlos callixto, josé bártolo, vitorino
revisão mafalda martins
design gráfico inês nepomuceno, susana carreiras
impressão risografia , sofia meira/esad, escola superior de artes e design
casa do design de matosinhos
edifício dos paços do concelho, av. dom afonso henriques
4454-510 matosinhos