
https://vimeo.com/129079823
Cólofon - 500 Capas de Livros Portugueses introduz-nos a história do design gráfico e da ilustração em Portugal ao longo do século XX, a partir de uma seleção de 500 capas de livros provenientes de coleções particulares, com destaque para a coleção de Jorge Silva.
Associados a esta proveniência, encontramos interesses e gostos dos colecionadores, em particular pela ilustração, dos quais resulta uma seleção acentuada por critérios curatoriais que privilegiaram o livro de prosa ficcional (novela, conto e romance) em detrimento do livro de poesia, do ensaio ou do catálogo expositivo, que tendem a ter um tratamento gráfico distinto.
Cólofon possibilita ao visitante o contacto com a evolução editorial, técnica e gráfica entre 1900 e 1999. Parte integrante da programação do LeV – Literatura em Viagem, esta exposição convida-nos a viajar pelas capas dos livros e pelos universos que elas criam, evocam ou representam.
José Bártolo e Jorge Silva
Cólofon - 500 Capas de Livros Portugueses introduz-nos a história do design gráfico e da ilustração em Portugal ao longo do século XX a partir de uma seleção de 500 capas de livros.
A mostra exalta a qualidade dos capistas portugueses (autores de capas de livros) e a diversidade de soluções formais e técnicas exploradas, através de obras assinadas por Bernardo Marques, Victor Palla, Sebastião Rodrigues, João Botelho e muitos outros nomes, cujo trabalho foi sendo tornado público entre 1900 e 2000.
A exposição é organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos/Museu da Quinta de Santiago, em parceria com o ESAD IDEA – Investigação em Design e Arte, o núcleo de investigação da ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
O projeto de instalação procura tirar partido do espaço museológico da Quinta de Santiago, edifício histórico construído no final do século XIX e restaurado por Fernando Távora em 1968.
A exposição integra a programação da 9ª edição do LeV – Literatura em Viagem, um encontro internacional de literatura de viagem organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos, que decorre este ano de 8 a 11 de maio.
Cólofon ou Colofão é o último elemento impresso no miolo do livro, o remate da obra. Indica a qualidade do papel (tipo, fabricante, peso) e a tipografia da composição dos textos, podendo incluir informações sobre o autor, tipo de edição, lugar e data da publicação, bem como o processo gráfico, a gráfica e a tiragem. Segue a tradição da prática manuscrita, observada em papiros egípcios e mantida pelos escribas medievais, até chegar ao livro impresso, no século XV, representando uma marca de prestígio do editor.
PROGRAMA
08 de Maio,17h — Conferência e inauguração da exposição
17 de Maio, 15h30 — Visita guiada pelo curador José Bártolo
[entrada livre, mas sujeita a inscrição]
28 de Maio, 16h — Lançamento do jornal da exposição e debate
VISITAS GUIADAS
Museu da Quinta de Santiago/Serviço Educativo
museuqsantiago@cm-matosinhos.pt | 229 952 401
INFORMAÇÕES
horário terça a domingo, 10h-13h; 15h-18h
morada Rua de Vila Franca, 134, Leça da Palmeira
transportes STCP nº 507 e 601 e Resende nº 105, 106, 120; Metro Linha A, Estação Mercado de Matosinhos
https://vimeo.com/176456141
http://www.flickr.com/photos/esadmatosinhos/albums/72157651799859670
Créditos
Organização câmara municipal de matosinhos e esad idea – investigação em design e arte
curadoria josé bártolo e jorge silva
coordenação clarisse castro, maria josé rodrigues, cláudia almeida, rute carvalho
design expositivo joão cruz
design gráfico inês nepomuceno
web diogo vilar, hugo branco e pedro pinto
vídeo ana pinto
comunicação jorge marmelo, mafalda martins
produção fernando raeiro,andreia costa, margarida antunes, josé castro, carlos rocha, filipe pinto, alexandre costa, joana cunha
apoio ao visitante fátima alves, josé carlos oliveira
serviço educativo ana paula costa, fernanda pinho, marisa ramos, rute alves
apoio silva!designers, vestígio – consultores de design, niepoort
agradecimentos manuel rosa, paulo da costa domingues, pedro marques, ricardo henriques