Carlos Marques nasceu em Coimbra, em 1948. Professor e Escultor é cofundador da ESAD, tendo participado ativamente no seu projeto de criação. Foi responsável pelo dossier enviado ao Ministério da Educação a solicitar autorização para a criação e funcionamento da ESAD, e integrou os seus Conselhos Científico e Académico. Era sócio-gerente do CIFAD, entidade instituidora da ESAD, e foi determinante no seu desenvolvimento.
Formado em Escultura pela ESBAP – Escola Superior de Belas Artes do Porto, foi docente de Escultura e membro dos Conselhos Diretivo e Científico da FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 1984, recebeu o Prémio Anual de Investigação da Academia Nacional de Belas Artes.
A sua obra, que inclui escultura, cenografia e desenho, foi apresentada em diversas exposições e integra o espaço público em várias cidades nacionais e internacionais, como Lisboa, Porto, Cidade do Mindelo e Londres. Foi ainda cofundador do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende.
Em 2025, foi distinguido com Medalha de Honra da Câmara Municipal de Matosinhos, pelo seu contributo para a cultura.
A obra artística e o contributo académico será sempre lembrado como parte da nossa história coletiva.
O velório tem lugar na Capela de Corpo Santo, em Leça da Palmeira, hoje, 8 de setembro, a partir das 19 horas. A missa de corpo presente decorre a 9 de setembro, pelas 16 horas, na Igreja de Leça da Palmeira.
Amanhã, 9 de setembro, a ESAD de luto, estará encerrada.
Diretor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Miguel Carvalhais
Artista de referência das artes plásticas portuguesas e personalidade marcante para o concelho.
Câmara Municipal de Matosinhos