Arquivo de Ilustração Portuguesa
— Transformações e Tendências Contemporâneas
—
Casa do Design, Matosinhos
A partir do início do mês de maio, a Casa do Design, em Matosinhos, estará em “companhia ilustrada”. A mostra que reúne 84 obras e conta com o trabalho de mais de 40 artistas, pretende explorar e documentar a história da ilustração em Portugal nas últimas décadas. A exposição, apresentada pela primeira vez no dia 3 de maio, na Casa do Design, conta com a curadoria do docente e investigador José Saraiva e permanecerá patente até dia 30 de setembro.
Partindo do desenvolvimento tecnológico, social, cultural e académico das últimas décadas do século XX, Arquivo de Ilustração Portuguesa: Transformações e Tendências Contemporâneas procura explorar e coletar a história da ilustração em Portugal, dando a conhecer a diversidade de propostas e criadores.
Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e a esad—idea, Investigação em Design e Arte, a exposição divide-se em quatro núcleos que variam entre as técnicas de ilustração, a expressão autoral e as plataformas e locais de emergência da ilustração.
Entre os mais diversos artistas representados nesta coleção, estão presentes nomes como: Madalena Matoso (Planeta Tangerina), André Letria, André Carrilho, Mariana, a miserável, António Jorge Gonçalves, João Vaz de Carvalho, Danuta Wojciehowska, Catarina Sobral, Joana Estrela, Mariana Rio, entre muitos outros.
A exposição acontece no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), e integra o Arquivo de Ilustração Portuguesa, um projeto que apresenta além da exposição uma programação paralela, uma publicação e um diretório online. Os seus objetivos principais são alargar e reivindicar a memória cultural.
Pensada para ser itinerante, este o projeto resulta de uma candidatura à DGArtes realizada pela Casa do Design e que conta com as parcerias do Centro de Arte Oliva, Centro de Artes de Águeda e Centro de Artes | Caldas da Rainha. Esta parceria estratégica pretende desempenhar um papel fundamental na promoção da ilustração portuguesa, contribuindo um maior conhecimento sobre a sua história. Não ficando por aqui, o Arquivo de Ilustração Portuguesa mantem-se em constante construção e aberto para a integração de novas obras representativas da ilustração em Portugal.