Post-pandemic world

A proliferação de suportes gráficos digitais e a sua crescente inclusão no nosso quotidiano tem vindo a alterar a forma como os designers pensam o objeto gráfico e o modo como o projetam. Desde outdoors/mupis digitais, às redes sociais consultadas no computador, tablet ou smartphone, ou até mesmo à música consumida em apps ou sites da especialidade, todos os suportes abrem novas possibilidades de comunicação, narração e expressão.

O cenário de pandemia e de crise social, económica e ambiental cria pressão sobre o atual modelo civilizacional, levantando questões e desafios sociais, políticos, económicos ou culturais aos quais, enquanto indivíduos e enquanto comunidade, temos que responder.

O design pode e deve ser uma disciplina de mudança, que pensa, estrutura, representa e medeia a forma e a sua função, seja ela pública ou privada, local ou global. Tendo em conta os desafios que a atual conjuntura mundial nos impõe, será esta uma oportunidade para repensar o futuro? Como poderá o design de comunicação contribuir para essa reflexão e qual o papel das novas tecnologias?

Foi este o mote lançado aos estudantes da Licenciatura em Design de Comunicação da ESAD – Escola Superior de Artes e Design, no âmbito da unidade curricular de Laboratório Digital 2, desafiando-os a especular sobre o futuro do mundo em que vivemos, num cenário pós-pandémico. As suas reflexões são apresentadas através de dois meios paradoxais, o suporte impresso e o suporte digital.

Este projeto foi realizado no âmbito do programa de mobilidade ERASMUS+, na resposta à iniciativa IF Social Design for Sustainable Cities, lançada a 28 escolas internacionais pela Polish-Japanese Academy, de Varsóvia.


https://youtu.be/p4X4bfVQQ8Y


PROJETOS

ver aqui

apresentações

Post-Pandemic World
1—31.08.2021
FNAC NorteShopping, Matosinhos, Portugal

Post-Pandemic World
26.10—30.11.2020
ESAD, Matosinhos, Portugal

IF Social Design for Sustainable Cities +
21.10—31.12.2020
Polish-Japanese Academy, Varsóvia, Poland

Créditos

Coordenação esad sérgio correia

coordenação erasmus antonino jorge, marta varzim

licenciatura design de comunicação, laboratório digital 2, 2020/21