https://vimeo.com/266880524
Portugal Imaginário — Turismo, Propaganda e Poder (1910-1970) é uma exposição documental, de carácter iconográfico, que traça uma panorâmica sobre a evolução do turismo em Portugal, desde o início do século XX até ao início da década de 70. Identifica as temáticas, as expressões gráficas e as principais linhas de orientação ideológica das entidades que, ao longo deste período, assumem a promoção turística nacional: Sociedade de Propaganda de Portugal, Secretariado de Propaganda Nacional, Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo.
Os documentos selecionados (cartazes, brochuras, revistas, livros e objetos de arte popular) demonstram a qualidade artística e gráfica dos materiais produzidos, numa época de surgimento de um novo paradigma estético e grande renovação das artes gráficas.
Apelam ainda à descoberta dos destinos turísticos publicitados pelo regime salazarista, ilustrando as motivações então associadas ao imaginário turístico português de criação de uma imagem de um país moderno e civilizado, assente na apropriação e recriação da ruralidade e do folclore. O retrato de um Sunny Portugal, que se afirmava grande na dimensão de um império colonial, simultaneamente tradicional e rural, moderno e de bom gosto, possibilita também uma reflexão sobre a identidade contemporânea de um país e as suas narrativas, ora realistas, ora idealistas.
Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela esad—idea, Investigação em Design de Arte, a exposição está patente na Casa do Design Matosinhos de 18 de abril a 1 de setembro de 2018.
*Num contexto em que a gentrificação das principais cidades portuguesas, motivada pela aceleração da procura turística, emerge como temática a exigir reflexão atenta, esta exposição da Casa do Design possibilita um aprofundar do conhecimento em torno de uma idealização nacional veiculada pela comunicação turística e de propaganda, iniciando-se no contexto de um ideal internacionalista da 1ª República e reconfigurando-se — já depois da concretização do Estoril como estância turística criada de raiz e do milagre de Fátima — com o Estado Novo. A promoção turística foi durante este período um dos mais eficazes instrumentos de propaganda nacional e política, na criação de um Portugal Imaginário, sob a direção de António Ferro, para o qual contribuíram notáveis designers e ilustradores modernistas (Fred Kradolfer, Paolo Ferreira, Bernardo Marques, Tom entre outros), na sua maioria esquecidos pela História da Arte e do Design devido às suas ligações ao regime.+
— José Bártolo e Sara Pinheiro, curadores da exposição
https://www.flickr.com/photos/esadmatosinhos/albums/72157693811312961
Créditos
portugal imaginário — turismo, propaganda e poder (1910-1970)
organização câmara municipal de matosinhos e esad—idea, investigação em design e arte
curadoria josé bártolo, sara pinheiro
coordenação geral bárbara araújo
design gráfico esad—idea, inês nepomuceno
design expositivo tomás lobo
caligrafia hugo xesta
imagem e som fernando miranda, tânia franco
produção josé castro, carlos sousa, rute carvalho, alexandre barbosa, sara cardoso, patrícia marta, catarina freitas
cedência dos materiais biblioteca silva, câmara municipal de matosinhos, conservas pinhais, josé bártolo, paulo marcelo
câmara municipal de matosinhos
presidente luísa salgueiro
vice-presidente eduardo pinheiro
vereador da cultura fernando rocha
coordenação clarisse castro, maria josé rodrigues, maria josé mesquita
comunicação e relações públicas jacinta batista
assessoria de imprensa jorge marmelo
esad—idea, investigação em design e arte
diretor executivo diogo vilar
diretor científico josé bártolo
direção albano lemos pires, joana santos, joão lemos, sérgio afonso
assessoria de comunicação mafalda martins, ana rita carvalho
18 abr — 1 set 2018
inauguração 18 abr, 18:00
casa do design matosinhos
edifício dos paços do concelho
rua alfredo cunha, matosinhos